
As mídias sociais estão são uma ferramenta poderosa no relacionamento das empresas com seus clientes e consumidores, vou te contar os seis erros cometidos pelas empresas. Na maioria das vezes elas erram ao não definir e adotar uma política voltada para essa nova.
Todo empreendedor sabe que existem falhas, defeitos, e que nem tudo sai como o imaginado, afinal de contas o mundo não é apenas feito de acertos.
Por isso resolvi apontar 6 dos principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais. Vamos lá!

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ACHAR QUE É UM PROJETO FÁCIL
Não é simplesmente postar por postar. O trabalho é mais complexo do que parece, basta pesquisar por artigos sobre as redes sociais. Um erro recorrente dos empreendedores é não dar a devida atenção e principalmente infringir os termos de uso da plataforma. Não basta deixar na mão do “sobrinho” mais novo, tem que haver dedicação e conhecimento.

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NÃO TER UM PLANEJAMENTO
Seria a mesma coisa que remar sem saber qual será o seu destino. É essencial elaborar um plano de postagens, com objetivos, metas, criar um cronograma. A presença da sua marca nas redes sociais requer um investimento na manutenção cuidadosa. Os riscos existem, a interação com o público é muito próxima e um passo em falso pode ser desastroso.

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REDES SOCIAIS ABANDONADAS
Outra ação recorrente. O empreendedor cria, posta algo e esquece. Quem é que nunca procurou por uma marca que estava com informações incompletas ou com posts de anos atrás sem atualização? É necessário manter atualizações constantes, de acordo com o planejamento. Não adianta sair criando perfis comerciais nas demais redes sociais se seu público não a utiliza.

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POSTAR APENAS PUBLICIDADE
O intuito das redes sociais é: “Relacionamento”. É um espaço para interação. É o tal falado 80/20. Onde 80% do seu conteúdo deve ser de entrega, algo de interesse aos seu público, e apenas 20% do conteúdo de publicidade, vendas. Quer um exemplo? Se você vende gás de cozinha, que tal falar sobre as receitas interessantes com dicas de como preparar aquela refeição para os amigos e familiares? Mesmo sem deixar clara a publicidade, para que ela cozinhe irá necessitar de gás.

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NÃO RESPONDER OS SEGUIDORES
Como disse acima o objetivo é relacionamento. Quem faz uma pergunta, espera uma resposta, e nos dias de hoje, quase que imediata. É necessário que a marca esteja preparada para responder essas interações, para que nenhum comentário fique resposta, ou ao menos uma curtida. Além de tirar as dúvidas é preciso também responder as críticas, pois ficar sem respostas pode gerar uma crise de imagem ou passar a impressão que a marca não valoriza seus consumidores.

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USO INADEQUADO DE IMAGENS
Postar imagens feias, fora de formato e de baixa qualidade prejudica, e muito, o seu desempenho nas redes sociais. É preciso valorizar a imagem da sua marca, investir em material de qualidade para o fundo do perfil, avatar, capa, fotos para matérias e outras postagens.
Não ter o devido cuidado com os direitos autorais. Se você tem o costume de buscar uma imagem no Google, ou em outro mecanismo de busca, e fazer uso sem se preocupar com isso. Tome cuidado. Você pode ser processado, ter a imagem bloqueada, e ainda pagar uma bela indenização. Quer um exemplo? Se você tem uma loja que vende uma determinada marca, onde quem estampa a publicidade é uma celebridade, você copia, insere seu logotipo e endereço e posta nas suas redes sociais. Em alguns casos é necessária uma autorização para isso. Você sabia?
DICA BONUS:

Não converter seguidores em clientes.
De nada adiante ter milhares de seguidores e eles serem apenas seguidores. É importantíssimo convertê-los em clientes, transformar em vendas. Por isso é importante entre outros fatores, planejamento, criar o funil para captação . Uma forma de transferi-los das redes, para o seu site, com uma chamada atrativa que termina com o popular “call-to-action” – uma chamada para ação, muito comum em sites, e-mails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito – que vai transformá-los em leads para que seu time possa entrar em contato e transformar aquela curtida em uma venda.

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